É uma diversão intelectual de muita arte e ciência, do qual foi excluída o azar, realizando entre dois competidores em um tabuleiro de 64 casas alternadamente claras e escuras. Cada jogador dispõe de 16 peças de diferentes formas e movimentos cabendo a um peças de cor claras e ao outro peças de cor escuras. A finalidade do jogo consiste em colocar a peça mais importante do adversário, o Rei em situação de captura.Aprender a jogar xadrez não é difícil quanto aparenta. É claro que para se chegar entre os melhores, assim como em todas as atividades, é necessário dedicação e estudo.
O xadrez pode e deve ser praticado pôr pessoas de qualquer idade. Um enxadrista (jogador de xadrez) pode começar a jogar quando garoto e seguir jogando até o fim da vida. Um outro fator importante é que o xadrez não requer muitos equipamentos para sua prática. Um jogo de peças e tabuleiro é o suficiente.
ORIGEM
É aceito universalmente que o xadrez teve sua origem na Índia (Hindustão), por volta dos séculos V e VI da era cristã. Nessa época não se chamava xadrez nem tinha a forma que conhecemos hoje. Evoluiu a partir de um jogo indiano chamado de Chaturanga, cujo significado é o exército de 4 elementos:
O jogo era praticado por 4 jogadores, num tabuleiro monocromático (de uma cor) e as peças dos 4 jogadores diferenciavam-se pelas cores vermelha, verde, preta e amarela. A peça a ser movimentada era definida por um lance de dados, cada um por sua conta e vez, sendo que cada qual, possuía 8 peças:
· Um ministro (hoje a dama);
· Um cavalo:
· Um elefante (hoje o bispo);
· Um navio (mais tarde um carruagem, hoje a torre) e
· 4 soldados (atualmente os peões).
Este jogo indiano teve 3 evoluções:
· Num primeiro momento, eliminaram-se os dados.
· Os jogadores em diagonal unem-se (aliados), passando mais tarde para o mesmo lado do tabuleiro.
Através das rotas comerciais e culturais, o Chaturanga é importado para a China tornando-se o Jogo do Elefante e o Jogo do General no Japão e na Coréia. Na Pérsia ele passa a ser chamado de Jogo de Xadrez (em persa chatrang), gozando de imensa popularidade. É nessa época que o número de parceiros é reduzido a dois e cria-se uma nova peça: o Xá (Rei).
Com a Pérsia sendo conquistado pelos Árabes (por volta de 651 dC), estes adotam e difundem o jogo pela África e Europa. E sofre a seguinte modificação: o Ministro torna-se Rainha (dama).No século XIII, as casa do tabuleiro passam a ser divididas em duas cores para facilitar a visualização dos enxadristas.