O Xadrez é uma distração ocasional para vários milhões de pessoas no mundo. Existem cerca de quatro milhões de jogadores que se encontram regularmente participar em competições locais, regionais, nacionais ou internacionais. Desses só na U.R.S.S. contam-se 3.540 mil, enquanto, na República Federal da Alemanha existem 47.500, e na Hungria 35 mil. Só existem no mundo algumas centenas de jogadores profissionais, para quem o Xadrez é a atividade e recurso principal.
O desenvolvimento do Xadrez num número cada vez maior levou à criação da Fédération Intercionale de Échecs (FIDE), fundada em 1924 pelos franceses Henri Delaire e Pierre Vicent e que agrupava em 1966 mais de 65 nações. Atualmente é a Segunda maior federação esportiva do mundo, ficando somente abaixo da FIFA (Federação Internacional de Futebol). A FIDE foi encarregada pelas associações e federações nacionais que a compõem da elaboração do regulamento do jogo, fixando suas regras e eventuais modificações. O regulamento da FIDE foi adotado no congresso de Haia de 1928 e ratificado no de Veneza de 1929. A federação cabe ainda a arbitragem ou julgamento de certos litígios, a atribuição dos títulos de mestre internacional, a organização de torneios zonais e internacionais que preparam o torneio dos candidatos ao campeonato do mundo, de três em três anos.
A FIDE também se ocupa do jogo por correspondência, da edição de uma revista, dos problemas de Xadrez etc. Além das normas explicativas a seguir, o regulamento da FIDE contém outras não essenciais ao mecanismo do jogo, relativas a lances irregulares, abandono obrigatório, penalidades, uso de relógios nas partidas com limite de tempo de reflexão, partidas suspensas, partidas em que um jogador dá vantagem ao outro etc.
Nos torneios internacionais, nos jogos para o campeonato do mundo e em outras partidas de competições, o tempo de reflexão é limitado e medido por pêndulos de tipo especial, que permitem totalizar separadamente os tempos tomados por cada um dos adversários, por exemplo, 16 a 20 lances por adversário e por hora.
Um comentário:
Quero parabenizá-lo por sua iniciativa, pois o xadrez desenvolve a inteligência humana e acima de tudo ensina principalmente as crianças que é importante competir e interagir de maneira satisfatória.
Abraços
Ana
Postar um comentário